A atual crise de espaço nos navios somada ao período eleitoral brasileiro prometiam tendências pessimistas em relação à performance das atividades relacionadas ao comércio exterior para o ano de 2022, entretanto até o momento os resultados apresentados na importação e na exportação superaram as expectativas traçadas para os quatro primeiros meses deste ano. Em função deste acontecimento, sentimos a necessidade de preparar este artigo para você, que é trader ou importador e atua diariamente com negociações internacionais. Acompanhe o que temos para lhe contar e tenha uma ótima leitura!
O papel das importações para o desenvolvimento do país
De um modo geral, as importações são vitais para o abastecimento nacional da população brasileira, pois o território brasieliro é extenso e falta capacidade produtiva para suprir toda a demanda interna em todos os setores. Além disso, muitos dos itens importados são insumos para a indústria nacional que fará o comércio dos mesmos dentro do território nacional e até mesmo no mercado internacional – Para este casos em especial, cabe observar que é possível obter isenção de impostos ou proceder com solicitação da restituição dos mesmos, é o chamado regime especial de Drawback. Se você deseja saber mais informações sobre este regime, confira as regras publicadas pela Portaria SECEx nº 44 clicando aqui
Importações em 2021 x Importações em 2022
Em 2021 a economia brasileira contou com altos índices de operações de compra e venda nacional, e para garantir o transporte de todos esses carregamentos, o país precisou importar maiores volumes de combustível – O resultado disso foi extremamente perceptível na balança comercial que identificou o petróleo como o produto mais importado ao longo do ano que passou. Além disso, não podemos esquecer que a vacinação em massa só foi possível porque foram minimizadas as barreiras tarifárias para a importação de insumos para a produção de vacinas, já que 95% da matéria prima utilizada no processo produtivo de vacinas é importada e conta com alto valor fiscal. Para a melhor compreensão deste último trecho é importante ressaltar que o regime ex-tarifário que em 2020 foi atualizado para contemplar os produtos necessários ao combate da Covid-19 de forma a incluir equipamentos para diagnósticos, testes de detecção do vírus, equipamentos de uso hospitalar, medicamentos e vacinas contra a doença.
De acordo com as estatísticas apuradas pela Secretaria de Comércio Exterior, é possível compreender que o primeiro quadrimestre de 2022 foi marcado por altas na importação e na exportação. De acordo com os dados publicados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a soma de importações foi de US $81,238 bilhões. O destaque foi atribuído aos produtos relacionados à indústria extrativa, isto é, o combustível ainda está no topo das importações. Neste sentido, vale informar que os principais fornecedores do Brasil de janeiro a abril foram: Estados Unidos, China, Argentina e União Europeia. Acompanhe o ranking dos cinco produtos mais importados pelo Basil até o momento:
- 1º lugar Gás natural
- 2º lugar Carvão, mesmo em pó, mas não aglomerado
- 3º lugar Adubos ou fertilizantes químicos
- 4º lugar Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos
- 5º lugar Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos
Os dados mencionados acima foram apurados pela Secretaria de Comércio Exterior e publicados no site da Balança Comercial, podendo ser acessados a qualquer momento. Se você quiser saber mais detalhes a respeito desta pesquisa, clique aqui
Importador, esteja atento para a variação cambial
A variação cambial é um dos grandes motivos pelos quais algumas empresas temem as atividades de comércio exterior, sobretudo as que se referem à importação de produtos, afinal se tratando de moeda estrangeira sempre haverá a presença do risco.
Além de conhecimento, é preciso prudência para performar positivamente em um cenário de incertezas econômicas como o mercado brasileiro e se beneficiar da volatilidade, por isso separamos algumas dicas para que a sua performance seja a melhor possível nesse contexto de extrema importância para a saúde dos negócios.
- Elabore uma estratégia para a sua importação e trace metas
Para elaborar a estratégia do time de importação, é preciso ter uma visão holística de todo o processo de importação, isto é, o seu plano de ação precisa contemplar todas as atividades, desde o desenvolvimento de fornecedores, passando pela classificação fiscal, rotinas de documentação, acompanhamento logístico até o fechamento de câmbio. Neste sentido, recomendamos que você pesquise sobre a metodologia de OKRs, pois essa metodologia parte prima pelo alinhamento da área aos objetivos da empresa visando o alcance das metas em perfeita harmonia.
- Utilize Hedge Cambial ou tenha uma conta no exterior
A famosa trava de câmbio é uma estratégia de hedge cambial que tem por objetivo minimizar a exposição da empresa aos riscos da flutuação da moeda. Seja adquirindo o produto financeiro junto a um banco ou abrindo uma conta internacional, que é o que chamamos de hedge natural.
Considerando a contratação formal do produto, saiba que o hedge pode ser contratado com instituições financeiras habilitadas para atuar no mercado cambial. Na prática é feito um contrato de câmbio fixo com data futura. Obviamente, o hedge tem um custo e esse custo depende da cobertura que se deseja, em outras palavras, quanto mais lucro se pretende obter na operação, maior será o custo do hedge. Já o hedge natural costuma acontecer em situações em que as empresas já maduras no mercado internacional, podem se beneficiar da variação cambial se possuírem uma conta bancária. Obviamente essa é uma decisão importante e cautelosa, visto que a abertura de uma conta bancária em outro país não é tão simples assim e existem critérios que envolvem um certo rigor na análise de crédito além de uma quantia inicial mínima para movimentar a conta, usualmente, é feita a exigência de um depósito inicial de 100.000,00 dólares.
Estamos presentes em todas as redes sociais
A arte de escrever é tão importante quanto a arte de compartilhar, por isso, se você gostou do artigo que publicamos, não deixe de compartilhar em sua rede – Estamos presentes no linkedin, facebook e instagram para garantir que você acompanhe os nossos conteúdos.